Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Apoio Espiritual

 

A grande prática do Dharma diz respeito a mudança que ocorre na mente de cada um. Ser capaz de superar suas aflições emocionais através do libertar-se de todas as raízes de tais aflições. Os ensinamentos legados por Sidarta Gautama dizem respeito as transformações internas de cada um, o seu caminho a sua realização de sua natureza última. A prática diária de um praticante do Dharma é manter sua mente focada nas ações e práticas virtuosas. As ações do corpo, fala e mente devem ser na direção de gerar alívio ao sofrimento do outro e conduzí-lo a uma experiência de tranqüilidade e contentamento. De acordo com a filosofia budista, a bodhichita (mente à iluminação) e a ação do bodhisatva (fazer uso de todas as oportunidades para ajudar o outro), quando colocadas em prática, fazem com que tenhamos as causas e condições para a geração de mérito e sabedoria.

A existência de um mosteiro só se concretiza na medida em que sua filosofia e prática convergem no benefício da comunidade em que está e além dela. Os mosteiros são reservatórios nos quais as práticas filosóficas contemplativas e espirituais do legado de Buda são preservados, praticadas e disseminadas. Dentre as diferentes práticas que podemos levar em consideração dentro desse conceito destacamos:

1) Apoio psicológico/filosófico: através de encontros regulares fazemos uso da filosofia budista como fundamento para transformar os hábitos aflitivos (geradores de sofrimento) em hábitos virtuosos (geradores de contentamento e paz).

2) Meditação: aulas semanais usando diferentes técnicas e níveis podem propiciar ao usuário dessa técnica resultados de curto, médio e longo prazo no que diz respeito a manutenção de sua saúde física (redução do stress, sofrimento emocional, controle de pressão arterial, redução de níveis de colesterol, açúcar, etc.), como também de sua saúde mental pelo aumento de sua capacidade de concentração, memorização, aprendizado e convívio social.

3) Cerimônias religiosas: Há uma variedade de cerimônias para ajudar as pessoas em diferentes situações, entre elas podemos citar: a remoção de obstáculos e obscurecimentos da sua prosperidade espiritual e material; ajuda a enfermos (tanto ao doente quanto aos familiares).

4) Cerimônias para falecidos: cerimônias especiais são realizadas as pessoas falecidas com períodos que variam de um, sete, 21 e 49 dias.

5) Cerimônias de casamento: visam à remoção de obstáculos e geração de condições auspiciosas para uma vida conjugal feliz e próspera.

A realização de um praticante do Dharma, seja ele laico ou monástico, está na sua capacidade de transformar sua mente e aplicar essa experiência na geração de paz e contentamento ao outro. Essa é a grande prática espiritual: tornar a espiritualidade de cada um seu próprio meio de contentamento e paz.

Para mais informações sobre essas atividades, entre em contato conosco:

Telefone: (11) 4528-1737 ou E-mail: sakya@sakyabrasil.org

 


Home | Quem somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org