Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Projetos Sociais

"Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano — tais com amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia — que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros. (...) É por isso que às vezes digo que talvez se possa dispensar a religião. O que não se pode dispensar são essas qualidades espirituais básicas."
(...)
" Qual é, então, a relação entre a prática da espiritualidade e a ética? A relação é a seguinte: como o amor, a compaixão e outras qualidades humanitárias supõem, por definição, algum grau de preocupação com o bem-estar dos outros, supõem também a contenção que a ética exige."
(...)
"Descobrimos que, à medida que conseguimos transformar nossos corações e mentes cultivando qualidades espirituais, passamos a ser mais capazes de lidar com as adversidades a aumentarmos as probabilidades de nossas ações serem eticamente sadias. Assim, se me permitirem citar meu próprio caso como exemplo, essa maneira de compreender a ética significa que, ao procurar sempre cultivar um estado de espírito positivo ou sadio, tendo ser o mais útil possível aos outros."

(S.S., o Dalai-Lama. "Sem mágica, sem mistério", in: Uma ética para o novo milênio: sabedoria milenar para o mundo de hoje. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.)

O sonho de S.E.Chogye Trichen Rinpoche quanto a integração do Mosteiro Sakya Tsarpa à comunidade, justifica-se pela revelação da natureza pura do ser humano, ao exercício das qualidades espirituais básicas, os valores éticos universais assinalados por S.S.Dalai Lama: compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, responsabilidade, harmonia.

As ações junto à comunidade são oportunidades de promover a revolução espiritual do qual nos fala S.S.Dalai-Lama, pois, conforme Shantideva (filósofo indiano do século VII), a verdadeira felicidade que podemos experimentar é aquela resultante da felicidade que somos capazes de causar ao outro; enquanto que a infelicidade que experimentamos é resultado da busca de nossa própria felicidade.

O estado geral da mente é a principal causa dos diferentes males que afligem o homem e geram os problemas que a sociedade tem se deparado, como a violência doméstica, o alcoolismo, o consumo de drogas, a evasão e violência escolar, entre outros. O resgate dos valores humanos, promove bem-estar, pois diminui a intensidade do sofrimento pessoal e a aumenta a percepção da interdependência entre os seres e os fenômenos.

O Mosteiro Sakya, em parceria com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Cabreúva, procura levar aos jovens e adultos usuários de drogas e álcool, bem como às famílias com histórico de violência doméstica, o empoderamento dos valores humanos, dos valores que sustentam a condição de Ser Humano. A compreensão e a prática destes valores geram a felicidade, o contentamento pela vida e evitam o sofrimento.

São diversas as linguagens utilizadas para promover os valores humanos, como palestras, cursos de meditação, atendimento individualizado, terapias em grupo, saúde corporal (massagem ayurvédica, pranic healing, yoga). À medida que a criança, o jovem e o adulto assistidos pelos projetos sociais começam a perceber o estado geral de suas mentes e coração, a perceber as emoções (os sofrimentos) presentes em suas mentes, em suas ações e reações e as raízes deste sofrimento, eles começam naturalmente a transformar positivamente as suas ações e aspirarem o bem-estar dos outros. Esta transformação ocorre por dois principais motivos: quando percebemos que todos os homens e mulheres — de todas as condições sociais, de todas as cores e de todos os credos — desejam a felicidade e que a causa de seus sofrimentos se assemelham; e quando entendemos que a natureza pura do ser humano é a paz.

A missão do Mosteiro Sakya é a inclusão social por meio do resgate dos valores humanos através do desenvolvimento de projetos sociais, em parceria com entidades públicas, a iniciativa privada e com a sociedade civil organizada.

O Mosteiro Sakya está em processo de ampliação de sua estrutura física para o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e sociais, aspirando estabelecer parcerias junto ao primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade.


Home | Quem somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org