Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Ensinamentos da Tradição Sakya


Lama Thubten Choedak Rinpoche

A Linhagem Sussurada do Lamdre

Pode haver linhagens que se sintam obrigadas a propagar seus ensinamentos amplamente, de modo a obter tantos aderentes quanto for possível. Essa abordagem não é adotada no Lamdre. Isto não iria manter a linhagem sussurrada. Isto iria requerer o uso de alto-falantes.

No Lamdre, as iniciações principais não são concedidas a mais do que 25 pessoas ao mesmo tempo, de modo que todos possam ouvir as palavras e a voz do professor diretamente. A ênfase deve ser sobre o cultivo da qualidade, ao invés da quantidade.

Para entender a importância da linhagem sussurrada, devemos nos familiarizar com a história de Ngorchen [Künga Zanpo]. Não importa o quanto ele tentasse com sua visualização, ele não poderia iniciar mais do que 25 pessoas ao mesmo tempo. É claro que naqueles dias não havia alto-falantes. Então, desenvolveu-se a tradição de que as iniciações da causa e do caminho de Hevajra — que são as iniciações principais no Lamdre — não são dadas a mais do que 25 estudantes em uma sessão. Então, se houver 50, 75 ou 100, o professor ainda só pode iniciar até 25 de cada vez.

As iniciações funcionam apenas se houver uma comunicação receptiva entre os iniciados e o iniciador. Já que Ngorchen acreditava que poderia iniciar apenas 25, nenhum de seus seguidores iria querer iniciar um número maior.

Existem iniciações em massa na tradição tibetana. Mas a fim de que o circuito força seja conectado, há um limite de 25 estudantes e sempre deve ser um número ímpar. Um significado da linhagem sussurrada é que até mesmo quando há 25 estudantes, todos sentem que a eles está sendo concedida uma linhagem sussurrada — não é algo que é para todos. Isto instila um sentimento de que os ensinamentos são sagrados e especiais.


Home | Quem somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315.970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org