Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Ensinamentos da Tradição Sakya


S.E. Chogye Trichen Rinpoche (1920-2007)

Toda Experiência é a Manifestação do Guru

Na sua prática de Guru Yoga, será um grande aprimoramento para a sustentação da Visão (ta-wa kyong-wa) se você for capaz de considerar tudo o que vê e experiencia como sendo a manifestação do corpo, da fala e da mente do Guru. Entender toda experiência como sendo a manifestação do Guru permite-nos tomar o Guru Yoga como o caminho. Conforme nos unimos com o corpo, a fala e a mente do Guru no Guru Yoga, tudo o que vemos e experienciamos é incluído dentro da nossa Visão, dentro do reconhecimento da essência vazia (ngo-wo tong-pa).

O ensinamento mais precioso do Dharma é a introdução à Visão da verdadeira natureza da mente. Não é possível fazer muitos esforços para tentar entender este ensinamento. Uma vez que recebamos o ensinamento, seu significado ocorrerá naturalmente através de nossa prática de Guru Yoga, assim como o creme surge naturalmente em cima do leite.

A essência pura (dang-ma) de sua mente, a luminosidade clara (ö-sal), surgirá naturalmente a partir da sua prática de Guru Yoga de se misturar com a mente do Guru, assim como o creme surge em cima do leite; ou como a essência pura separa-se naturalmente do sedimento impuro.

Enquanto a Visão não surge naturalmente, precisamos induzir ou assistir este processo purificando nossas mentes e praticando a visão pura. No Guru Yoga, a prática da visão pura (dag-nang) significa considerar tudo o que experienciamos como a manifestação do Guru. Para tudo que vemos, estamos vendo a face do Guru; tudo que sentimos é o coração do Guru; tudo que tocamos é o corpo do Guru; tudo que ouvimos é a fala do Guru; e assim por diante.

Quando juntamos este modo de experienciar tudo com a prática de fundir a sabedoria da consciência (rig-pa'i ye-she) do Guru com o reconhecimento da Visão, este é o modo de praticar o Guru Yoga ao longo do dia e da noite. Conforme aprendemos a permanecer com a Visão, tudo começará a surgir como a exibição da sabedoria do Guru. Isto tem similaridades com o estágio de criação, no qual tudo é a manifestação da deidade. Conforme Tilopa disse a Naropa, "Se você entender tudo o que você experiencia como sendo a manifestação do Guru, isto é a prática do Guru Yoga."


Home | Quem somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315.970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org