Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling


7º Sakya Monlam de 29 de dezembro 2015 a 01 de janeiro de 2016 acontecerá no Mosteiro Sakya Tsarpa. O retiro do Monlam, que é uma prática para a remoção de obstáculos externos, internos e secretos de todos os seres e geração de méritos visando à paz no mundo. Segundo a tradição tibetana, participar de um Monlam purifica todas as transgressões acumuladas no ano que se finda e gera condições auspiciosas para o ano que se inicia.

O retiro se inicia no dia 29/12 à partir das 15h com as práticas de meditação shamata, amor bondoso e compassivo. As 20h ensinamentos sobre compaixão e altruísmo.

A partir do dia 30/12 o retiro segue a seguinte estrutura: Veja aqui...

Monlam

Sakya Monlam realizado em 2011 em Lumbini, Nepal

Sakya Monlam realizado em Lumbini, Nepal

O Monlam é baseado na repetição da Prece de Aspiração do Bodisatva Samanthabadra. Ela teve origem quando, em certa ocasião, Buda Shakyamuni estava na caverna de Jetavana, em Sarvasti. O Buda ensinou a seus discípulos como Samantabhadra havia previamente feito aspirações, em qual prece ele havia feito tais aspirações e quem havia lhe pedido que tais aspirações fossem feitas. O Buda então explicou que o bodisatva Subabu, confiando em 108 mestres espirituais, fazendo-lhes oferendas e orações com profunda devoção, a eles suplicou pelos mais profundos ensinamentos Mahayana. Naquela ocasião, por sua visão pura, ele veio a ver Samantabhadra, e, neste instante, mais de vinte auspiciosos sinais puderam ser vistos. Estendendo sua mão, Samantabhadra abençoou Subabu, fazendo surgir em sua mente um profundo e vasto conhecimento — sabedoria primordial, sendo preenchido com êxtase como um Buda plenamente realizado. Então, ele viu Samantabhadra sentado em um trono decorado com joias preciosas na presença do Buda Vairocana, no Reino de Akanishta, na presença de incontáveis bodisatvas tão numerosos quanto o número de átomos da Terra Pura.

Mui Ven. Lama Rinchen Khyenrab, abade do Mosteiro Sakya Tsarpa em Cabreúva-SPNaquele momento Samantabhadra explicou a Subabu como suas incontáveis emanações são capazes de beneficiar a incontáveis seres em todos os reinos, através da veneração aos budas realizados, sendo esta a causa para que tais benefícios possam surgir e como eles se engajam na conduta de um bodisatva. Ele também explicou como suas emanações purificam incontáveis reinos e faz amadurecer a mente de incontáveis seres.

Colocando todas essas explicações em versos, ele as recitou em forma de uma melodiosa canção espiritual a qual veio a ser conhecida como a Aspiração de Atos Nobres ou Prece de Aspiração de Samantabhadra. As bênçãos alcançadas pela recitação dessa prece estão além de qualquer explicação. Devido ao grande benefício gerado por tal recitação, renomados mestres realizados do passado e do presente, de todas as tradições do Budismo, juntamente com milhares de monges, monjas e laicos, se reúnem todos os anos para recitarem juntos essa prece para a paz no mundo.

O Sakya Monlam teve sua primeira edição, fora do Tibete, em 1993, sendo organizado pela sub-escola Tsarpa, da tradição Sakya, no Mosteiro Jamchem Lhakhang localizado em Lumbini. S.E. Chogye Trinchen Rinpoche foi o organizador desse evento, sendo que esse ano a décima-nona celebração foi especial devido a comemoração do jubileu de ouro de entronamento de S.S. Sakya Trizin. O Mosteiro Sakya realizou a primeira edição no ano de 2008 no Brasil e agora estaremos realizando pela quarta vez essa celebração, pois tal evento passou a ser parte de nosso calendário anual de atividades.


Inscrições

Solicitamos que o participante faça sua inscrição para o evento, informando também o interesse por hospedagem. Inscrição via e-mail: sakya@sakyabrasil.org ou telefone: (11) 4528-1737.

Solicitamos a lerem o conteúdo dos links “Viver e Conviver” e “Etiqueta no Dharma”, antes de realizarem sua inscrição.

Período: O retiro começara às 15h da terça (dia 29/12) e terminara às 12h da sexta (01/01) com o almoço.

Local: Mosteiro Sakya Cabreúva -SP - Como Chegar - Mapa...

Hospedagem: Acomodações em beliches no alojamento coletivo feminino e masculino. O participante deverá trazer roupas de cama, banho, travesseiro e cobertores.

Contribuição para retiro completo: R$400,00 incluso alimentação completa e hospedagem.

Atenção: há um número limitado de vagas para hospedagem.

Forma de pagamento: Poderá ser feito através de depósito bancário: Dados bancários: Banco Santander (033), ag. 0519 c/c. 13-001185-2, CNPJ: 10.144.610/0001-12, Centro Budista Tibetano Thupten. Solicitamos ao participante que nos informe quando depositar enviando o comprovante por e-mail. Cancelamento até 48 horas antes do início do evento.


Home | Quem somos | Lamdre | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org