Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Biografias dos Grandes Lamas Sakyapas


Khenchen Appey Rinpoche

Khenpo Appey Yönten Zangpo foi um dos principais mestres da tradição Sakya. Ele nasceu em Derge, no Tibete, em 1927, tornou-se monge no Mosteiro Serjong aos nove anos de idade. Um ano depois recebeu seus primeiros ensinamentos de Gapa Khenpo Jamgyal (Khenpo Jamyang Gyaltsen). Dos 14 aos 23 anos, no Serjong Shedra, Khenpo Appey estudou os trezes textos clássicos. Nos dois últimos anos, estudou com o Khenpo Dragyab Lodrö e escreveu um comentário sobre o nono capítulo do Bodhicharyavatara (Caminho do Bodhisattva) de Shantideva.

Depois desses nove anos de estudo intensivo, Khenpo Appey foi para o Khamje Shedra no Mosteiro Dzongsar, onde pode continuar seus estudos com Khenpo Dragyab Lodrö por mais um ano, bem como com Deshung Ajam Rinpoche. Ele visitou Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö no Sikkim em 1957 e retornou ao Tibete, passando algum tempo no Mosteiro Ngor.

Em 1959, após a ocupação comunista no Tibete, Khenpo Appey voltou a ver Jamyang Khyentse no Sikkim, onde ele estava doente. Após o seu parinirvana, e seguindo suas últimas aspirações, Khenpo Appey começou a ensinar Sogyal Rinpoche, dando-lhe instruções sobre o Bodhicharyavatara.

Mais tarde, enquanto Sogyal Rinpoche estava frequentando uma escola em Kalimpong, Khenpo Appey passou por volta de dois anos em retiro em uma pequena vila do Sikkim. Mais tarde, foi solicitado que ele se tornasse o tutor de Dzongsar Khyentse Rinpoche. Para isso, ele fundou o Sakya College em Barlow Ganj, Mussoorie, em 19 do novembro de 1972 (aniversário de Sakya Pandita). Dzongsar Khyentse estudou lá durante cinco anos. Até 1985, Khenpo Appey trabalhou em tempo integral no Sakya College, sendo responsável pelos ensinamentos, administração e levantamento de fundos.

Em 2001, Khenpo Appey estabeleceu a International Buddhist Academy em Boudhanath, no Nepal

Khenchen Appey Rinpoche entrou em parinirvana em 28 de dezembro de 2010, em Kathmandu, Nepal.


Home | Quem Somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315.970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org