Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Biografias dos Grandes Lamas Sakyapas


Lama Thubten Choedak Rinpoche

Tsarpa Lochen Lama Thubten Choedak Yuthok Rinpoche nasceu no norte do Tibet em 1954. Após a invasão comunista em 1959, Rinpoche e sua família fugiram para o Nepal e tornaram-se refugiados em Pokhara. Em 1966, foi abençoado para se tornar monge por S.E. Chogye Trichen Rinpoche. Ainda na faculdade, Rinpoche participava das práticas do Monastério Jangchup Chöling da tradição Karma Kagyü. Em Pokhara, Rinpoche foi mais tarde ordenado como noviço por S.S. o Gyalwa Karmapa.

En 1969, após completar a faculdade, Rinpoche juntou-se a S.E. Chogye Trichen Rinpoche na construção do Monastério Tashi Rabten Ling em Lumbini, servindo-o como assistente e secretário. Em Dehra Dun, entre 1970 e 1971, Rinpoche recebeu a Coleção dos Tantras enquanto S.E. Chogye Trichen Rinpoche a transmitiu a S.S. Sakya Trizin.

Rinpoche também estudou poesia, gramática, rituais e preces da tradição de Nalendra. Em dois retiros no Sakya Centre em Dehra Dun, estudou o Pramanayuktaniddhi de Sakya Pandita e o Belo Ornamento das Três Visões de Khenpo Thukje Wangchuk e Könchok Lhündrup.

Entre 1970 e 1976, em Lumbini, Rinpoche estudou o Bodhicaryavatara de Shantideva, o Chatushataka de Aryadeva, os Estágios da Meditação sobre a Perfeição da Sabedoria de Rongtön Pandita, o Uttaratantra de Asanga e outros textos. Lama Chodak também leu todo o cânone tibetano duas vezes, e recebeu os ensinamentos do Lamdre Lobshe e Lamdre Tsogshe oito vezes.

Aos 23 anos, Rinpoche começou um retiro solitário de três anos e meio sobre o Lamdre Lobshe e Hevajra, patrocinado por S.S. o Dalai Lama. Antes do retiro, em 1976, Rinpoche recebeu a ordenação monástica completa de S.E. Chogye Trichen Rinpoche. Depois do retiro, Rinpoche continuou seus estudos e passou a ser muito procurado como tradutor para alguns dos mais professores importantes das quatro tradições do budismo tibetano.

A pedido do Lama Thubten Yeshe, Rinpoche viajou a Auckland, na Nova Zelândia. Ele devolveu seus votos monásticos e depois mudou-se para a Austrália, ensinando em diversos grupos budistas. Em Sydney, ajudou na fundação da Buddhist Education Foundation, mais tarde conhecida como Siddhartha's Intent. Rinpoche então viajou à Malásia e a Singapura, traduzindo S.E. Luding Khenchen Rinpoche.

Em 1987, Rinpoche voltou à Índia para traduzir os ensinamentos de Khenpo Künga Wangchuk no Sakya College. No mesmo ano, Rinpoche conheceu sua futura esposa em Singapura, e no ano seguinte mudou-se com ela para a Austrália.

Atraído pela coleção de textos budistas em sânscrito da Universidade Nacional da Austrália, Rinpoche estabeleceu-se em Canberra e fez um curso de pós-graduação em estudos asiáticos, graduando-se em textos budistas. Publicou muitos livros e matriculou-se no programa de PhD na Universidade de Newcastle University. Ao completar sua tese, decidiu não submetê-la ao perceber que a vida acadêmica não se ajustava à prática budista.

Rinpoche, pai de três filhos, foi fundamental para o estabelecimento da tradição Sakya na Austrália e recebeu a visita de muitos grandes mestres. Ele é um dos poucos Lamas Sakyapas que completou os retiros principais de Hevajra, Vajrayogini, Vajrapani e Lamdre Lobshe. Ele conduz retiros, cursos e palestras por toda a Austrália.


Home | Quem Somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org