Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Biografias dos Grandes Lamas Sakyapas


Sua Eminência Deshung Rinpoche (1906-1987)

S.E. Deshung Rinpoche nasceu no Tibet Oriental em 1906. Aos 5 anos de idade, Rinpoche pediu a seus pais que o levassem a um monastério. Então, ele foi morar e estudar com seu tio Ngawang Nyima no Monastério Thaglung. Deshung Rinpoche começou a aprender a ler, a escrever, a decorar e a prestar serviços ao tio.

Deshung Rinpoche tinha grande devoção por Milarepa, indo em peregrinação a todos os lugares que foram importantes na vida deste. O lama que lhe concedeu os votos de refúgio foi Künga Nyima, que juntamente com Ngawang Nyima praticavam a meditação de Vajrayogini. Aos 10 anos, Deshung Rinpoche conheceu seu Lama Raiz, Ngawang Legpa Rinpoche, que recém saíra de um retiro de 15 anos. Quando Deshung Rinpoche completou 15 anos, Legpa Rinpoche concedeu-lhe os votos de monge noviço.

Desde cedo, os estudos de Deshung Rinpoche incluíam ortografia, etimologia, versificação e retórica, tratados Mahayana e Vajrayana, e em particular o Madhyamaka (Caminho do Meio). Em companhia de seus Lamas estavam Lozang Chökyi Gawa da tradição Gelug e Shenga Chökyi Nangwa da tradição Nyingma. Aos 18 anos, Deshung Rinpoche foi reconhecido pelos dirigentes do Monastério Deshung como sendo o terceiro tülku de Deshung Lungrig Nyima. Foi-lhe concedido o direito de se apropriar dos bens, posição e aposentos no monastério, mas ele permaneceu residindo no Monastério Thaglung para continuar a receber os ensinamentos de Legpa Rinpoche.

Deshung Rinpoche recebeu extensos ensinamentos e iniciações de mais de 40 Lamas diferentes, incluindo o famoso mestre não-sectário Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö. Deshung Rinpoche recebeu o Lamdre Tsogshe e o Lamdre Lobshe quatro vezes, tornando-se mestre desses ensinamentos. A ele foi concedida transmissão dos conhecimentos contidos no Druptap Kündu, uma coleção de quatorze volumes de textos de meditação em mil deidades, e como parte de suas práticas, Deshung Rinpoche completou mais de 10 anos de retiro.

Sua trajetória levou-o a monastérios por todo o Tibet e sua reputação fizeram com que ele fosse muito solicitado para dar muitos ensinamentos e iniciações. Em Sakya, Deshung Rinpoche visitou mais de 20 monastérios. Quando sua sobrinha S.E. Dagmo Kusho Sakya casou-se com S.S. Jigdal Dagchen Sakya Rinpoche, a relação entre Deshung Rinpoche e a tradição Sakya ficou muito próxima. Deshung Rinpoche exerceu o cargo de tutor do filho mais velho de S.S. Dagchen Rinpoche, Minzu Vajra.

Com a morte de Legpa Rinpoche, Deshung Rinpoche foi designado como novo abade do Monastério Tharlam. No entanto, Deshung Rinpoche e cem monges do seu monastério foram forçados a fugir do exército comunista chinês; deste grupo, somente quarenta monges sobreviveram à fuga para a Índia.

Deshung Rinpoche acompanhou S.S. Jigdal Dagchen Sakya Rinpoche aos EUA em 1960 para participar do projeto de pesquisa sobre a cultura e a religião tibetana da Universidade de Washington. Durante 20 anos, transmitiu ensinamentos e iniciações em centros dos EUA e Canadá; fundou centros nas cidades de Nova York, Minneapolis e Boston.

Deshung Rinpoche passou a maior parte do ano de 1981 em Kathmandu, no Nepal, supervisionando a construção do novo Monastério Tharlam e ensinando. Entre a fundação do Monastério Tharlam até a sua morte em 1987, Deshung Rinpoche passou viajando dos EUA para o Nepal, concedendo ensinamentos e angariando fundos para o novo monastério.

O tülku de Deshung Rinpoche, Sönam Wangdu, nasceu em Seattle, Washington (EUA) em 1991. Ele foi formalmente entronizado no Monastério Tharlam em 1994. Sua tonsura foi celebrada por S.S. Sakya Trizin, e de S.S. Jigdal Dagchen Sakya recebeu o nome Ngawang Künga Tegchen Chökyi Nyima.


Home | Quem Somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org