Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Biografias dos Grandes Lamas Sakyapas


Os Fundadores das Sub-Escolas da Tradição Sakya

Ngorchen Künga Zangpo

Ngorchen Künga Zangpo foi o fundador da sub-escola Ngor da tradição Sakya. Seus seguidores são chamados Ngorpas.

Nascido em 1382, foi considerado como um dos "dois Küngas versados no tantra". Ele tinha grandes qualidades em ensinar, debater e compor. Ngorchen Künga Zangpo ministrou ensinamentos sobre o Lamdre oitenta vezes e sobre o Vajramala sessenta vezes.

Em sua vida, estabeleceu muitos monastérios no Tibet e teve muitos alunos que alcançaram a realização. Ngorchen Künpa Zangpo tornou-se o "Vajradhara da nossa era de desavenças".


Tsarchen Losal Gyatso

Nascido em 1494, Tsarchen Losal Gyatso foi o grande fundador da sub-escola Tsar da tradição Sakya. Seus seguidos são chamados Tsarpas.

Tsarchen Losal Gyatso residiu no Monastério Dar Drangmochen na Província de Tsang, no Tibet. Ele possuía todas as qualidades e virtudes de um santo e erudito. Estudou com sessenta e três mestres das quatro tradições do budismo tibetano sem preconceito algum e recebeu todos os profundos ensinamentos disponíveis no Tibet naquela época. Tsarchen Losal Gyatso foi capaz de atingir um alto nível de realizações, tendo Vajrayogini como sua guardiã.

Dadas as suas oniscientes qualidades, atraiu um vasto número de discípulos de todas as tradições. Tsarchen Losal Gyatso veio a ser o segundo "Vajradhara da nossa era de desavenças". Foi discípulo de Doringpa Künpang Chenpo e seus dois principais discípulos foram Khyentse Wangchuk e Lhündrup Gyamtso, que continuaram a manter a linhagem Tsarpa.


Dzongpa Künga Namgyal

O renomado santo e erudito Dzongpa Künga Namgyal (1432-1496) foi o fundador da sub-escola Dzong da tradição Sakya. Seus seguidores são chamados Dzongpas.

O monastério Lhoka Gongkar Chöde, fundado no Tibet em 1464 por Dzongka Künga Namgyal, é a sede desta linhagem no Tibet. Na Índia, sua sede está situada próxima a Dehra Dun.


Home | Quem Somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org