Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Biografias dos Grandes Lamas Sakyapas


Sua Eminência Jetsün Kushok Chimey Luding

Apesar de o Tibet sempre ter tido muitas praticantes budistas realizadas, poucas emergiram como professoras proeminentes. Ter entre nós S.E. Jetsün Kushok Chimey Luding — uma das mais respeitadas professoras do budismo tibetano — é de fato muito auspicioso e precioso.

Nascida em 1938, S.E. Jetsün Kushok recebeu boa parte do seu treinamento juntamente com seu irmão, S.S. Sakya Trizin — o chefe da tradição Sakya, uma das quatro escolas do budismo tibetano. Ambos receberam ensinamentos de professores lendários do budismo tibetano como Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö.

Devotando-se às práticas budistas desde pequena, ela completou seu primeiro retiro aos 10 anos de idade. Muitos retiros mais importantes — como Hevajra, Chakrasamvara e Vajrayogini — vieram em seguida, permitindo que ela se tornasse uma das pouquíssimas pessoas qualificadas a transmitir o ensinamento mais profundo da tradição Sakya, o Lamdre (Caminho e Resultado).

Assim como o Dzogchen, o Ziji Chöd e os yogas do Kalachakra, o Lamdre está entre as "Oito Carruagens" do budismo tibetano, ou sistemas únicos e completos de práticas de meditação que conduzem à iluminação. S.E. Jetsün Kushok deu sua primeira transmissão do Lamdre, com todas as iniciações necessárias, aos 17 anos de idade.

Em 1959, em virtude da ocupação comunista no Tibet, S.E. Jetsün Kushok foi para o exílio na Índia. Em 1971, estabeleceu-se com seu marido Se Kushok e seus filhos em Vancouver, no Canadá, esforçando-se para cuidar de sua família e viver em um novo país. Até 1998, ela trabalhou em tempo integral como tecelã e em meio período como faxineira. Seu tempo livre para meditar era à noite, e muitas vezes ela praticava durante toda a madrugada, sem dormir.

Atendendo aos insistentes pedidos de S.S. Sakya Trizin, S.E. Jetsün Kushok começou a ensinar em Vancouver no início da década de 1980, e então por todo o mundo. Amada por todos os seus alunos, S.E. Jetsün Kushok é ao mesmo tempo rígida e calorosa, transmitindo apenas o genuíno Buddhadharma do modo tradicional, e acostumada através de sua experiência pragmática de praticar e trabalhar no Ocidente. Tendo superado as reviravoltas da vida com diligência e perseverança, S.E. Jetsün Kushok é uma inspiração para os budistas, tanto homens quanto mulheres, que estão procurando integrar o Dharma com suas vidas cotidianas.


Home | Quem Somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org