Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Biografias dos Grandes Lamas Sakyapas


Sua Santidade Jigdal Dagchen Sakya Rinpoche

S.S. Jigdal Dagchen Sakya Rinpoche nasceu no P'hüntsok P'hodrang da família em 1929, no sudoeste do Tibet. Sob a orientação de seu pai, S.S. Trichen Ngawang Thutop Wangchuke. de outros Lamas ilustres, recebeu ensinamentos nos métodos do budismo e, por transmissão direta da família Khön, as iniciações de Vajrakilaya, Hevajra e do Lamdre Tsogshe — os principais ensinamentos da tradição Sakya.

Depois desse período de estudos intensivos e de iniciações, Rinpoche começou uma série de retiros longos, de estudo e de meditação. Em seguida, ele concedeu o Lamdre Tsogshe aos monges, monjas e leigos da tradição Sakya.

Após o falecimento de seu pai, Rinpoche licenciou-se da sua função de regente para viajar para o Tibet Oriental com o intuito de aumentar seus conhecimentos e experiência do Dharma, estudando com professores renomados. Dzongsar Khyentse Chökyi Lodrö e Dilgo Khyentse Rinpoche também passaram a ser Lamas Raiz. Esses dois mestres de grande realização ajudaram Rinpoche a sistematizar uma abordagem não-sectária. Ao completar seus estudos religiosos superiores, Rinpoche concedeu iniciações e ensinamentos por todo o Tibet Oriental e fundou 17 faculdades e 10 centros de retiro religioso.

Em 1955, conferiu o Lamdre Tsogshe pela segunda vez, para mais de 1.200 praticantes, em Minyak, no Tibet Oriental. Em 1959, Rinpoche, sua esposa Dagmo Kusho Sakya e sua família foram forçados a fugir para a Índia. No ano seguinte, foi convidado a participar do projeto de pesquisa sobre a civilização tibetana na Universidade de Washington.

Rinpoche é o superior do ramo P'hüntsok P'hodrang da família Khön da tradição Sakya. Rinpoche, sua esposa, seus cinco filhos e outros membros da família moram em Seattle, Washington (EUA) desde 1960. Ele tem concedido iniciações e ensinamentos nos EUA, Canadá, Europa e Ásia.

Em 1974, S.S. Jigdal Dagchen Sakya Rinpoche e S.E. Deshung Rinpoche fundaram o Sakya Tegchen Choling. Em 1984, o grupo se reorganizou e assumiu o nome de Sakya Monastery of Tibetan Buddhism, um local de estudos da cultura e da religião tibetanas no Ocidente.


Home | Quem Somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315.970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org