Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Biografias dos Grandes Lamas Sakyapas


Lama Karma Trinley Rinpoche

Lama Karma Thinley Rinpoche, mestre das tradições Kagyü e Sakya, nasceu em 1931 no Kham, Tibet Oriental. Por volta dois 2 anos de idade, Rinpoche foi reconhecido por Sakya Trizin Drakshül Thinley Rinchen como o tülku do mestre Sakyapa Beru Shaiyak Lama Künrik, uma emanação do grande Vairochana.

De seu tio, Tertön Jigje Lama, Rinpoche recebeu vários ensinamentos Kagyü e Nyingma, assim como de seus tios Shabdrung Rinpoche e Pangchog Rinpoche, chefes do monastério não-sectário Riwoche.

De Khangsar Khenpo Ngawang Yönten Gyamtso e Ngawang Tashi Chöp'hel, Rinpoche recebeu muitos ensinamentos da tradição Sakya. Durante este período, Rinpoche realizou numerosos retiros.

Na década de 1950, Rinpoche fez uma peregrinação a lugares como Radeng, Samye, Sakya e Lhasa. Em seguida, permaneceu no Monastério Tsurp'hu e foi reconhecido por S.S. o Gyalwa Karmapa como sendo o quarto Karma Thinlepa. Rinpoche recebeu muitos ensinamentos de S.S. o Karmapa e de Drupön Rinpoche. Ele também recebeu ensinamentos da yogini Khandro Chenmo, consorte do 15º Karmapa.

Em 1959, devido à ocupação comunista, Rinpoche deixou o Tibet junto com S.S. o Karmapa. Em 1962, tornou-se abade de um convento estabelecido em Tilokpur em 1962. Em 1967, recebem o Lamdre de S.S. Sakya Trizin em Sarnath. Em 1971, Rinpoche estabeleceu-se no Canadá, acompanhando um grupo de refugiados tibetanos como seu líder espiritual, e um ano depois fundou a Tibetan Society. Em 1973, Rinpoche fundou o centro de meditação Kampo Gangra Drubgyud em Toronto.

Rinpoche retornou à Índia em 1978 para receber de S.S. Dilgo Khyentse Rinpoche uma famosa coleção de tesouros da tradição Nyingma, o Rinchen Terdzö. Quatro anos depois, ele fez o seu primeiro retorno ao Tibet. Em 1983, em Lumbini, Rinpoche recebeu de S.E. Chogay Trichen Rinpoche a coleção de sadhanas da escolas novas do budismo tibetano, o Drubthap Kündu.

Rinpoche fundou centros de prática e tem ensinado extensivamente no Canadá, nos EUA, Nova Zelândia e Reino Unido.


Home | Quem Somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org