Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Biografias dos Grandes Lamas Sakyapas


S.E. Shabdrung Ngawang Rinchen Khyenrab Paljor Rinpoche

Sua Eminência Shabdrung Rinpoche - Foto: Hemant Gurung

Shabdrung Ngawang Rinchen Khyenrab Paljor Rinpoche, do Mosteiro_Jamchen_Lhakhang, nasceu em 1971 em Lo-Charang, Mustang, a oeste do Nepal, na família real de Mustang. A mãe de Shabdrung Rinpoche é a mais jovem filha do falecido vigésimo-quarto rei Jampal Tenzing Dandul e da rainha Kelsang Choeden, que foi a irmã mais velha de Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche.

Durante uma visita de Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche para Mustang, o filho do meio da família Shabdrung Rinpoche foi oferecido para pegar o capuz de monge, de acordo com a tradição tibetana. No entanto, disse Sua Eminência a Shabdrung Rinpoche, o filho mais novo, que ele seria um grande monge e que deveria ser ordenado como um monge. Com seis anos, Shabdrung Rinpoche foi abençoado na cerimônia de corte de cabelo, recebendo o nome de Rinchen Paljor.

Com oito anos, Shabdrung Rinpoche recebeu seus votos de noviço de Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche no Mosteiro Lumbini e foi nomeado como Ngawang Rinchen Paljor. Ngawang é o primeiro nome de Sua Eminência. Desde então, Shabdrung Rinpoche começou a estudar as escrituras dos rituais monásticos e acompanhamento musical das cerimônias.

Em 1992, Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche teve a visão que Shabdrung Rinpoche seria o seu próximo Shabdrung. Daí Shabdrung Rinpoche foi entronizado como Shabdrung Ngawang Rinchen Paljor. Shabdrung Rinpoche, em seguida, estudou sob orientação de Sua Eminência.

Em 1996, juntamente com Gyana_Vajra_Rinpoche, Tulku Dorjee Denpa e Ngaglo Tulku Rinpoche, Shabdrung Rinpoche recebeu a ordenação plena de bikshu de Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche e Sua_Eminência Ludhing Khenchen Rinpoche, que foram acompanhados por alguns outros bikshus seniores.

Shabdrung Rinpoche foi educado no Sakya Institute e no Sakya College, em grandes textos budistas e graduado no Sakya College obtendo o grau de Chu Ka Pa, ou bacharel em artes, por cumprir os dez textos espirituais inclusos nas principais divisões da filosofia budista.

Shabdrung Rinpoche recebeu grandes ensinamentos e transmissões a partir de Sua_Santidade_Sakya_Trizin, Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche e Sua Eminência Ludhing Khenchen Rinpoche, como as iniciações do Lamdre, as coleções dos tantras e sadhanas. Ele também vem conduzindo várias meditações e retiros no Mosteiro de Lumbini, Mustang e Jamchen Lhakhang, sob orientações de Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche. Shabdrung Rinpoche agora reside em Katmandu no Mosteiro Jamchen Lhakhang.

Fornecido por Shabdrung Ngawang Rinchen Khyenrab Paljor Rinpoche. Traduzido do original em inglês obtido no site em homenagem a Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche. Clique aqui para acessá-lo.

Sua Eminência Shabdrung Rinpoche À direita Sua Eminência Rinchen Paljor Rinpoche com o tradicional chapéu da escola Sakya e à esquerda com Mui Ven. Lama Rinchen Khyenrab, abade do Mosteiro Sakya Tsarpa de Cabreúva. Rinpoche é um dos dois sucessores de Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche Sua Eminência Shabdrung Rinpoche e Lama Rinchen Khyenrab


Home | Quem Somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org