CERIMÔNIAS
As cerimônias budistas são ministradas pelo Ven. Lama Rinchen Khyenrab, tanto no Mosteiro Sakya como em outros ambientes. Estas cerimônias correspondem a bênçãos específicas, voltadas para momentos relevantes da vida das pessoas.
Contato para agendar cerimônias:
e-mail: secretaria@sakyabrasil.org
WhatsApp: (11) 99656-1807
Cerimônia
Benção matrimonial
A bênção matrimonial é ministrada pelo Ven. Lama Rinchen Khyenrab, tanto no Mosteiro Sakya como em outros ambientes. Trata-se de uma bênção matrimonial que segue ritos da tradição budista, e difere do rito e significado das cerimônias de casamento conhecidas nas tradições ocidentais.
Antes da cerimônia, os casais recebem uma orientação sobre o significado desta bênção e dos aspectos que são abordados.
Cerimônia
Bênção à Crianças
O precioso nascimento humano é um aspecto muito relevante na tradição budista, a ser lembrado e praticado durante toda a vida, do nascimento ao pleno desenvolvimento de cada pessoa.
A bênção de crianças corresponde à cerimônia de sinceros votos, por parte do celebrante e da família, para que a criança tenha uma vida longa e significativa, inspirada pela sabedoria, bondade, amor e compaixão.
No budismo não há o ritual de batismo de crianças, como um rito de adesão a uma religião. Entende-se que, optar por uma determinada prática religiosa, é uma escolha que deve ser feita com consciência e responsabilidade pelos compromissos assumidos, e isso só será possível a partir de uma certa idade. Por esta razão, a bênção de crianças não corresponde à conversão ou adesão da criança ao budismo tibetano.
Ao solicitar a bênção de crianças, a família recebe uma orientação prévia sobre o significado desta cerimônia.
Cerimônia
enfermidades
A cerimônia de bênção de enfermidades visa auxiliar a pessoa enferma no enfrentamento da doença, pacificando emoções aflitivas, praticando compaixão e autocompaixão, buscando aliviar a dor e o sofrimento tanto externo como interior.
O Ven. Lama Rinchen Khyenrab oferece esta bênção tanto no mosteiro como em outros ambientes.
Cerimônia
PASSAGEM
A tradição budista entende a morte como uma passagem para futuros renascimentos. Oramos durante 49 dias para alguém que morreu, pois de acordo com os ensinamentos de Buda, após a morte, há 49 etapas ou bardos para atravessar.
A bênção da passagem é oferecida como uma aspiração para que haja discernimento e sabedoria, tanto nas etapas do bardo como no futuro renascimento, e para afastar o que poderia não ser auspicioso nesta passagem, por conta de uma mente dualista, dividida ou confusa, presa a padrões aflitivos.
O Ven. Lama Rinchen Khyenrab oferece esta bênção tanto no mosteiro como em outros ambientes.
Cerimônia
Remoção de obstáculos
Esta bênção visa remover obstáculos, que criamos com nossos pensamentos, padrões, crenças, emoções e tudo mais que permeia nossa paisagem mental, buscando reunir causas e condições favoráveis para a prática da calma mental, sabedoria e compaixão.
Esta bênção é acompanhada de ensinamentos do Ven. Lama Rinchen Khyenrab sobre seu significado e prática.